22 de fev. de 2024

Aquisições de fevereiro

O início de Fevereiro foi xoxo, fraco, manco, anêmico, frágil e inconsistente. Para tentar contornar essa situação eu acabei adquirindo várias coisinhas tendo como justificativa o fato de que eu já vinha procurando por elas faz um tempo (verdade) e que se eu não comprasse agora iria perder a oportunidade (também verdade). E o pior é que não seria a primeira oportunidade perdida (é incrível que eu não sou a única pessoa disposta a torrar dinheiro com DVD de série britânica de 30 anos atrás).

Para que eu possa me organizar melhor, os itens vão estar listados em ordem de chegada. É a primeira vez que eu registro os livros que eu adquiro ao longo do ano, e já sei que vai ser vergonhoso quando eu comparar quantos livros eu comprei vs. quantos eu li. Ai ai.

***

Livros

1. The Complete Brambly Hedge, Jill Barklem. Esse tecnicamente foi adquirido em Março, mas como só chegou em Fevereiro (no dia 1º!) ele vai entrar nessa lista aqui. Conheci as ilustrações da Jill Barklem através do Pinterest e desde então sou apaixonada. Vira e volta eu procurava por algum livro dela à venda aqui no Brasil, mas nunca achava. Ela não foi traduzida aqui e pelo jeito não é muito popular por essas bandas. Mas um dia, por um acaso, encontrei essa belezinha à venda no Enjoei (o último lugar que eu esperaria encontrar). The Complete Brambly Hedge reúne os oito livros da série Brambly Hedge e é uma lindeza só. Pretendo, eventualmente, fazer um post só para ele.

2. The Bell Jar, Sylvia Plath. Eu tenho a edição brasileira da Biblioteca Azul (trad. Chico Mattoso), comecei a ler uma vez e nunca terminei. Aí cismei que lendo em inglês eu iria terminar. Vamos ver. Lá da Estante Virtual.

3. Mists of Avalon, Marion Zimmer Bradley. Uma das minhas leituras favoritas dos meus anos de pré adolescentezinha foi Avalon High, da Meg Cabot, que é baseado na lenda do Rei Arthur. Apesar de ter lido esse livro milhões de vezes nos meus anos formativos, nunca me interessei em nada relacionado à lenda. Mists of Avalon é um clássico do gênero fantasia histórica e nem mesmo meu desinteresse poderia fazer com que eu nunca tivesse ouvido falar dele. Lembrei dele um dia desses e resolvi dar uma chance. Lá da EV.

4. Oppenheimer: the complete screenplay, Christopher Nolan. Em várias entrevistas o elenco de Oppenheimer comentava o quanto o roteiro é magnífico, e eu acabei ficando curiosa, ainda mais quando o Cillian Murphy disse que é todo em primeira pessoa. Então vamos ver o que eu, que nunca li um roteiro na vida, tenho a dizer a respeito. Comprado no site da Travessa.

5. História da solidão e dos solitários, Georges Minois. Durante algumas idas à livraria eu dava uma olhadinha nesse aqui, mas não comprava. Achei com um preço melhor na EV e foi o incentivo que eu precisava.

6. O século da solidão, Noreena Hertz. Eu tinha pesquisado o livro anterior e esse aqui sempre aparecia como similar. Comprei achando que não fosse gostar tanto dele quanto o do Georges Minois, mas, depois de dar uma folheada e ler os índices, acabei gostando mais desse aqui. Vamos ver se depois da leitura a opinião vai se manter. Lá da EV.

7. Avalon High, Meg Cabot. Vide o número 3 dessa lista. A última vez que reli Avalon High foi em 2022, depois de muitos anos da última releitura, e ele continuou sendo um ótimo livro de pré adolescente. Comprei mais por nostalgia e também porque da próxima vez que eu reler (é inevitável) não quero ler em tela. Da EV.

8. Jane Austen Cover to Cover: 200 Years of Classic Covers, Margaret C. Sullivan. Esse aqui foi um achado lá no Enjoei, ainda mais levando em consideração que eu nem estava procurando por ele. É um livro lindíssimo compilando algumas (muitas) das capas de edições da obra da Jane Austen. Eu tenho cogitado começar a colecionar edições de Pride and Prejudice e agora já sei que esse livro vai ser uma grande ajuda (e influência) nessa saga. Também penso em fazer um post separado para ele.


DVDs

1. North & South de Elizabeth Gaskell, BBC. Assisti North and South duas vezes, e ambas as vezes foram no YouTube e com uma qualidade de imagem baixíssima. Parece que as produções da BBC em mídia física não circularam muito aqui no Brasil, porque não é sempre que aparece por aí para comprar (pelo menos o original…), geralmente com um preço meio salgado para um DVD duplo. Às vezes também acontece de aparecer a versão importada, mas eu queria com legenda e com legenda só a versão brasileira. Achei esse aqui no Enjoei e fiquei super satisfeita, já que tinha perdido uma oportunidade de comprar ele anteriormente.

2. Orgulho & Preconceito, BBC. Também assisti esse aqui no YouTube com uma qualidade porca (e no celular, ainda por cima). Estava querendo rever, então estava de olho para quando aparecesse uma chance de comprar. Isso não impediu que eu também perdesse uma oportunidade, igual no caso de North and South. Do Enjoei.

3. Emma, BBC. Nunca vi essa versão de Emma, mas no fã clube da Jane Austen muita gente diz que é a melhor. Estava com o preço ótimo então resolvi arriscar. Do Enjoei também. Agora que tenho duas produções austenianas da BBC, vou ficar de olho nas outras...

***

Foi um post longo, pois é, por isso já estou publicando hoje: nada de comprar mais livros até o fim do mês. Arrivederci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário