19 de mai. de 2025

Palavra guardada

Hoje mais cedo estava passando roupa enquanto ouvia uma entrevista do Gregório Duvivier. Deixo abaixo a transcrição de um dos meus momentos favoritos:

Leitura é muito fundamental, sabe? Ler, ler, ler, ler, ler, ler, ler, assim. E uma coisa que eu gosto, também, é- de algumas coisas- é curioso, porque é super careta isso, conservador, os professores torcem o nariz, mas eu adorava decorar coisas, me ajudou muito a decorar até hoje. E tem uma guerra contra decoreba, que faz sentido, porque decoreba é um saco: ah, tem que- a tabuada- aquela coisa. Mas eu adorava decorar poema, por exemplo, gostei de poesia, no começo, decorando os poemas que os professores pediam e a gente tinha que declamar. É uma coisa que não tem mais na escola hoje em dia, que é mal vista, mas o exercício de saber coisas de cor é uma delícia, um poema que você sabe de cor é um presente que você ganha pra vida toda, é uma companhia que você tem, gratuita, pra qualquer momento de trânsito, de ócio, de- não- você saber um poema de cor é uma ferramenta que você ganha no seu bolso eternamente.

Ano passado uma das minhas poucas metas foi decorar um poema -- e consegui! Então sei que é verdade isso. Às vezes estou caminhando por aí e quem me faz companhia são os versos de Vinicius de Moraes.

2 comentários:

  1. Ba, muito real. Na quarta série, minha professora, fez com que eu (e minha amiga) decorássemos Canção do Exílio de Gonçalves Dias. Lembro até hoje a primeira estrofe (mas o resto esqueci, infelizmente).

    ResponderExcluir
  2. Oi dona litorais! Eu sou péssima com decorar, mas entendo a beleza da coisa. Apesar de ser péssima decorando minha memória de vez enquanto me agracia com um trecho do livro Dom Casmurro que sempre surge na minha mente quando estou fazendo escolhas na minha vida ou refletindo sobre o rumo das coisas. A frase é: "Já sabes que a minha alma, por mais lacerada que tenha sido, não ficou aí para um canto como uma flor livida e solitária. Não lhe dei essa cor ou descor. Vivi o melhor que pude.".

    Garota do 330

    ResponderExcluir