6 de jan. de 2026

Em 2025 fui ao cinema 35 vezes

Eu tenho a sorte grande de hoje morar numa cidade que tem cinemas independentes, depois de passar toda a vida numa cidade que só veio a ter um cinema comercial (de duas salas) quando eu já era adolescente. O que já é alguma coisa, eu sei (eu sei!), mesmo que o catálogo de filmes seja super limitado e todas as sessões sejam dubladas. Mas, vindo dessa escassez, hoje aprecio muito poder ir a pé pro cinema e poder assistir um filme legendado qualquer numa tarde de terça-feira com outros cinco estranhos, no máximo.

Em 2025 fui ao cinema 35 vezes e assisti 33 filmes diferentes. Era isso o que eu estava fazendo ao invés de cuidar aqui do blog! Pra esse post eu queria listar os filmes de 2025 e fazer um breve comentário sobre eles, mas percebi que é inviável escrever mais de 1 linha sobre um filme que vi 10 meses atrás, e esse negócio ia ficar muito longo, e ia demorar muito pra escrever, e eu não sou a Isabela Boscov!!! Então, espero que você não se importe com uma lista, em ordem cronológica:

JaneiroNas Ondas de Dorival CaymmiOs Sonhos de Pepe, Babygirl, Meu Bolo Favorito, Conclave, Anora (2x)

Fevereiro: A Verdadeira Dor, Flow, As Cores e os Amores de Lore, O Brutalista

Março: Flow, Pequenas Coisas Como Estas (ambos com a minha mãe)

Abril: Um Pai Para Lily, Homem Com H

Maio: Sempre Garotas, Levados Pelas Marés 

Junho: A Doce Vida

Agosto: Iracema: Uma Transa Amazônica, Um Lobo Entre os Cisnes, Uma Bela Vida

Outubro: A Viagem de Chiriro, O Castelo Animado, Vidas ao Vento, Sussuros do Coração, Dormir de Olhos Abertos, Ponyo, Porco Rosso, Da Colina Kokuriko, Nausicaa do Vale do Vento

Novembro: Frankenstein, Uma Batalha Após a Outra, O Agente Secreto, A Praia do Fim do Mundo

Dezembro: Foi Apenas Um Acidente

Para 2026, quero manter esse ânimo de ir ao cinema, mas também começar a assistir mais filmes em casa. Eu até assinei o plano anual do Filmicca no final de 2024, mas devo ter assistido uns 2 filmes e olhe lá... e ainda nem renovei a assinatura. Se eu vi dez filmes em casa foi muita coisa. É que sempre que eu coloco um filme no notebook eu lembro que é muito mais legal ir ao cinema.

 

2 comentários:

  1. não sei em qual cidade tu mora rs mas tenta dar uma espiada também nos cineclubes, principalmente de universidades... em Curitiba, pelo menos, há vários cineclubes com exibições gratuitas, claro que não são filmes novos, mas tem muita coisa rara e super maneira. acho que falhei como cinéfilo esse ano, pelo menos com cinema, apesar de eu ter visto uma porrada de filmes, no cinema foram só 4 ;/ sdds IMAX rs

    ResponderExcluir
  2. fui apenas duas vezes esse ano, e olha que sou praticamente vizinha do cinema aqui da minha pequena cidade. mas... não sei, queria ter ido ver FNAF nesse final de ano que passou, mas eu ficava deixando pra lá, e pra lá, e pra lá e nesse pra lá começou esse ano, já se passou sete dias e bem, perdi a oportunidade porque saiu de cartaz. vou fazer 24 anos, e eu queria ir no cinema sem ter que levar meu irmão, mas mainha obriga porque ela acha que é melhor ter companhia. mas vou criar mais coragem pra ver se esse ano eu vou sozinha. o preço do ingresso também não ajuda infelizmente.

    ResponderExcluir